quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ERA COLONIAL- MANIFESTAÇÕES LITERÁRIAS SOBRE O BRASIL

Primeiras Manifestações Literárias no Brasil

Pedro Álvares Cabral



  1. 1500 - Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil. 
  2. Em sua tripulação estava o escrivão Pero Vaz de Caminha, que descreveu a nova terra ao rei português D.Manuel. 
      

3. A Carta de Pero Vaz de Caminha foi o 1o documento sobre o Brasil. Caminha afirmava ao rei que "...o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. "  Caminha afirmava que a salvação estaria na catequese dos habitantes da terra.
1a Missa no Brasil foi rezada por Frei Henrique de Coimbra


A partir da chegada de Cabral ao Brasil, muitos outros aventureiros, navegantes, exploradores vieram ao Brasil. Esses colonizadores ficaram perplexos pela grandeza natural do Novo Mundo. Expressavam esse encantamento através de seus relatos de viagem, uma forma de descrever e catalogar a terra e o povo que nela habitava. 
Esses aventureiros, tamanha era sua perplexidade, consideravam o Novo Mundo o paraíso terrestre, a visão medieval de que a beleza da terra era uma manifestação divina.

Literatura de Informação - relatos destes colonizadores, destacam-se neles o caráter descritivo.
Esses relatos eram  registrados em cartas ou diários.
Exploradores que registraram nesses documentos temas sobre a nova terra: Pero Vaz de Caminha, Pero Gândavo, Hans Staden, Fernão Cardim, Pero Martins de Souza entre outros.

Hans Staden feito, aventureiro alemão, foi prisioneiro por 9 meses do Tupinambás e registrou em seu diário essa experiência.


Literatura de Catequese ou Jesuítica - Objetivo: Converter os habitantes ao cristianismo. A 1a missão de jesuítas chegou ao Brasil em 1549. 
Esta literatura era caracterizada pelos ensinamentos. O gênero literário que predominou nesta literatura era o dramático , por meio do teatro seria mais fácil catequizar o gentio.
Padre José de Anchieta foi o nome representativo deste tipo de literatura. 




Pe. José de Anchieta

O descobrimento em Vídeo.
Em 1937, o cineasta Humberto Mauro produziu o filme o Descobrimento do Brasil, veja cenas.

"Enquanto cortávamos a lenha, faziam dois carpinteiros uma grande Cruz, dum pau, que ontem para isso se cortou" ( Trecho da Carta de Caminha)

Cena do filme, clique aqui

"Viu um deles umas contas de rosário, brancas; acenou que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço. Depois tirou-as e enrolou-as no braço e acenava para a terra e de novo para as contas e para o colar do Capitão, como dizendo que dariam ouro por aquilo." ( Carta de Caminha)

Várias releituras do descobrimento foram feitas, veja que até "Pedro Álvares Cabral, o próprio, conta como a bagunça começou! (Animação e edição de Maurício Ricardo, com trechos do filme "O Descobrimento do Brasil, dirigido por Humberto Mauro (1937) e "Africa Speaks" (1930)."
Clique na imagem.

Clique aqui para ver o clip. Vale a pena.
Trailer do filme Hans Staden.



Veja o filme completo AQUI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário